Está é a cachoeira do Garapiá e fica localizada no município de maquine no estado Rio Grande do Sul- Brasil.

Este lugar é simplesmente mágico, sendo esta a definição mais justa sobre ele.

Para se chegar até ela, é preciso entrar na cidade de Maquiné e seguir por uma estrada de chão batido com cerca de 35 Km de extensão até a Barra do Ouro, um distrito com vida própria da cidade de Maquiné onde estão localizados os verdadeiros tesouros desta região.

Chegando lá é necessário pegar uma outra estrada, cheia de pontes e rios que passará pelo Vale da Encanta, Vale do Rio ligeiro, Vale da Pedra de Amolar até chegar na bifurcação que leva ou para o Vale da Forqueta ou para o Vale do Garapiá.

É tranquilo para ir de carro até a entrada da cachoeira, mas a dica aqui é estacionar o carro e ir caminhando até o a cachoeira da Garapiá.

O percurso tem 5 Km e leva em torno de uma hora de caminhada em um ritmo bem leve que permite apreciar todas as belezas do percurso e interagir com a natureza ao longo do caminho o que se perde no trajeto de carro.

O ideal nesta caminhada, é levar o mínimo de coisas e se possível nada mais que o corpo e as roupas e uma mochila com frutas e água.

Bem próximo a cachoeira existe um bar com o sugestivo nome de BAR QUEBRA GALHO, cujo dono é um cara bem boa praça e conhecedor de toda a história da região. Lá você poderá se abastecer de água, refrigerantes e outros venenos, pão caseiro, queijo e ovos.

Recomendo levar uma mochila com alguns mantimentos, pois o estoque dele é bem limitado e em épocas de alta temporada, existe a possibilidade de não ter o que consumir.

Neste mesmo local existe um camping também.

Está é cachoeira mais popular o que torna muito frequentada aos finais de semana em época de alta temporada que vai de dezembro a março.

Nesta época o ideal é visita-la em dias de semana e sempre nas primeiras horas da manhã.

Após às onze horas, chegar muita gente o que tira um pouco da graça do lugar.

Mesmo assim o lugar é de rara beleza e está muito bem preservado, sendo possível sentir a sua essência a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

Após uma bela e gratificante caminhada de uma hora esta será a sua visão do portal de entrada da Cachoeira do Garapiá.

Minha recomendação, é visita-la às oito horas da manhã, horário em que a energia do local foi recomposta pela noite o que proporciona uma sensação indescritível na chegada, até mesmo para quem já foi muitas vezes ao local.

É a melhor cachoeira para se tomar banho devido a profundidade e o tamanho do poço.É comum ver pessoas saltando do alto dela.

A água é totalmente cristalina sendo possível visualizar o fundo na maior parede do poço.

Na parte superior da cachoeira existem lindo recantos e muitos outros lugares apropriados para o banho que fazem valer a caminhada até o topo.